Terapia de Relacionamentos

Venha saber um pouco mais sobre o que eu gosto de chamar de "Terapia de Relacionamentos".

01

4.PNG

Por quê fazer terapia de relacionamentos?

Acho que isso pode ser respondido com outra pergunta: Por quê não fazer? Que mal há em cuidar das suas relações? A bem da verdade, isso pode ser pensado como ir ao médico: ainda que a gente costume ir quando sente alguma coisa, é importante dar aquela checada anual. Se você acredita no papo do “quem procura, acha”, vou te contar um negócio - só achamos o que já estava ali. Ainda que pareça óbvio, muitas pessoas não se dão conta disso. Um problema não deixa de existir porque você não lidou com ele - pior, ele pode tomar proporções bem maiores se você for deixando o problema para lá.

5.PNG

02

Cuidar de seus relacionamentos

A terapia de relacionamentos tem como finalidade (re)estabelecer o diálogo entre as partes envolvidas, seja para tomar uma decisão difícil ou resgatar um relacionamento em crise. Porém, sabia que não são apenas casais com problemas conjugais que podem fazer terapia de relacionamentos? Pois é! Cuidar das relações também é essencial para manter uma convivência boa e pacífica.

1.PNG

03

6.PNG

Por quê “terapia de relacionamentos”?

A terapia de relacionamentos praticada pelo psicólogo Flavio Natal tem uma proposta mais inclusiva, para tratar todas, todos e todes em seus relacionamentos afetivos. A terapia de relacionamentos não se constrói sobre o paradigma do casamento monogâmico, que pode trazer com ele diversas expectativas acerca do papel de cada um na relação, podendo não ser o melhor para as/os pacientes. Pelo contrário, a terapia de relacionamentos volta o seu olhar para o indivíduo - ou seja, para como a pessoa se insere naquele relacionamento trazido ao ambiente de terapia, bem como a dinâmica entre as partes envolvidas - independentemente, inclusive, da quantidade de envolvidos.

04

O bem estar de cada um

O acompanhamento pessoal de cada um dos envolvidos com psicólogxs da própria escolha é absolutamente essencial para que a terapia de relacionamentos. Isso porque questões de cada um influenciam nas suas relações interpessoais, especialmente em relações afetivas. Por isso, ainda que essas questões possam ser levantadas ao longo da terapia de relacionamentos, elas apenas serão pinceladas superficialmente, sendo interessante que o paciente leve a sua questão para a terapia individual.

2.PNG

05

3.PNG

O que esperar da terapia de relacionamentos

Pode parecer uma questão fácil de ser respondida, mas não é. Quando vamos para a terapia, temos uma tendência de acreditar em um tratamento de choque milagroso que irá remendar anos de questões não resolvidas entre duas ou mais pessoas. Infelizmente, não é assim que funciona - fosse assim, a pessoa mais rica do mundo certamente seria um(e) terapeuta. O que se busca na terapia de relacionamentos é cuidar das relações e concretizar o que será melhor para todos os envolvidos, o que só é possível verificar caso a caso.

WhatsApp Image 2021-02-23 at 18.09_edited.jpg

Se interessou?

Meu nome é Flávio Natal, sou psicólogo formado pela UFRJ e atendo tanto presencialmente - na cidade do Rio de Janeiro - quanto online.

Agende sua consulta.